O BLOCO UTI
A UTI nasceu em 2003, após um encontro num bar entre bons amigos. Neste encontro, a discussão era sobre o que seria feito durante o carnaval daquele ano. Sem grandes pretensões e ambições, ficou decidido que faríamos um bloco de carnaval, já que Salvador do Sul, até então, nunca tivera um.
Decidido que naquele carnaval criaríamos um bloco, faltava escolher o nome. Sem muito pensar, ficou decidido que o nome seria UTI (Unidade de Trago Intensivo). Agora faltava pouca coisa: a identificação do bloco, que foi resolvida com a confecção de camisetas, e o lugar para concentração, ou seja, o lugar onde faríamos a festa. O local foi o mais complicado, mas a camiseta foi simples. Encomendamos 15 camisetas amarelas, sem nada escrito, ou desenhado, e, entusiasmado com toda movimentação, um dos integrantes, gentilmente, cedeu seu lar para nos concentrarmos. Mas, não podíamos ficar vestidos somente com um tecido amarelo, foi aí que pegamos alguns pedaços de papelão e fizemos moldes. A partir daí, pintamos à mão todas as camisetas. Tinta preta e vermelha deram o colorido as nossas vestes e na simplicidade das cores e tecidos nos tornamos um bloco. Ninguém, naquela casa em 2003, com 15 pessoas fazendo festa, poderia imaginar que a UTI chegaria aonde chegou. Nos tornamos o maior bloco carnavalesco da região, e nosso carnaval é reconhecido pela alegria, criatividade e organização. Tornamos realidade um bloco carnavalesco, contando apenas com a força e a criatividade.
A ONG UTI
Procurando sempre melhorar, o nosso grupo, que com um tecido amarelo e duas cores fez arte e história, percebeu que poderia unir a diversão com a solidariedade. Foi então que em maio 2008, assinamos o estatuto que tornou a UTI uma Organização Não-Governamental (ONG). Através da assinatura do estatuto, nos tornamos uma organização legal, que visa contribuir com projetos sociais para a comunidade de Salvador do Sul. Acreditamos que uma sociedade mais justa pode ser construída através do serviço comunitário, da solidariedade e da ajuda ao próximo. A UTI, como uma organização não governamental, pretende promover a cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico; promover o voluntariado e promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.
Com o bloco legitimado, sentimos a necessidade de incrementar um projeto de formação musical. A partir disso, criamos o projeto RE’PERCUTINDO. Através desse projeto, a UTI tem como objetivo proporcionar a comunidade salvadorense, a partir da música e de percussão, integração com a cultura nacional, a cultura negra, preponderante em nosso país. Esta integração possibilita a tolerância entre os diversos grupos étnicos. Dessa forma, pretendemos contribuir para facilitar o livre acesso às fontes de cultura e o pleno exercício dos direitos culturais; promover a produção cultural e artística de nossa comunidade com valorização de recursos humanos e conteúdos locais; apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores; proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional; desenvolver a consciência internacional e o respeito aos valores culturais de outros povos ou nações; priorizar o produto cultural originário de nosso país e disciplinar os jovens envolvidos no projeto, pois para aprender todo e qualquer instrumento é necessária dedicação, o que acabará refletindo positivamente em outras atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário